O fundador

António Victor Soares Júnior nasceu a 27 de Setembro de 1906 em Carregal do Sal, onde sempre viveu e que, só por força da sua actividade profissional abandonava, mas por curtos períodos de tempo.

Foi ciclista amador nos tempos de juventude mas acabou por enveredar pelo comércio como actividade profissional. Embora não tivesse mais do que a quarta classe sempre se interessou pelo saber, tornando-se um autodidacta e um amante da cultura e dos livros pelos quais tinha uma estima especial.

Era um homem de convicções, republicano fervoroso que nunca gostou de protagonismos e que sempre estimou a honestidade e a franqueza.

Sempre prezou a amizade e ao longo da sua vida conquistou muitos amigos que sempre lhe mereceram todas as atenções. Ainda hoje é lembrado com grande saudade por muitos dos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Era um conversador nato que cativava os seus ouvintes e que muitas lições de história e de vida deu aos seus filhos, netos e amigos.

Carregal do Sal era mais do que a sua terra natal, era o seu “cantinho do céu” que gostava de enaltecer por onde quer que passasse.

Faleceu a 26 de Março de 1987.

Em Julho de 2002, a Câmara Municipal de Carregal do Sal decidiu homenageá-lo atribuindo o seu nome a uma das ruas da vila.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *